imagem simbólica - translation to ρωσικά
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

imagem simbólica - translation to ρωσικά

TIPO DE SIGNO EM QUE O SIGNIFICANTE REPRESENTA ALGO ABSTRACTO
Símbolos; Simbolo; Linguagem simbólica; Simbólico; Simbolizantes; Simbólica
  • religiosos]]

pré-imagem         
Imagem inversa; Pré-imagem
{f}
- (матем.) прообраз
imagem         
REPRESENTAÇÃO VISUAL DE UMA PESSOA OU OBJETO
Imagens; Pós-imagem; Imagen
краска
imagem recíproca         
Imagem inversa; Pré-imagem
- (матем.) прообраз

Ορισμός

imagem
sf (lat imagine)
1 Reflexo de um objeto na água, num espelho etc.
2 Representação de uma pessoa ou coisa, obtida por meio de desenho, gravura ou escultura.
3 Estampa que representa assunto religioso.
4 Estampa ou escultura que representa personagem santificada para ser exposta à veneração dos fiéis.
5 Fís Representação de um objeto por meio de certos fenômenos de óptica ou pela reunião dos raios luminosos emanados desse objeto depois de uma reflexão.
6 Representação mental de qualquer forma.
7 Imitação de uma forma; semelhança.
8 Aquilo que imita ou representa pessoa ou coisa.
9 Impressão de um objeto no espírito.
10 Reprodução na memória.
11 Símbolo.
12 Psicol Reprodução, no espírito, de uma sensação, na ausência da causa que a produziu
I. anamórfica, Ópt: imagem que foi distorcida numa direção
I. de bit, Inform: coleção de bits representando os pixels que caracterizam uma imagem na tela ou numa impressora
I. edética, Psicol: imagem visual subjetiva de percepções passadas, evocável por certas pessoas, principalmente por crianças, com toda a nitidez
I. ética: a que apresenta ao vivo os costumes ou a índole dos indivíduos. I. de fundo, Inform: imagem exibida como um pano de fundo atrás de um programa ou janelas de uma GUI; não se move e não interfere com qualquer programa. I. de primeira geração, Inform: cópia mestre de uma imagem, texto ou documento original
I. de sistema único, Inform: visão operacional de redes múltiplas, bancos de dados distribuídos ou dos sistemas de computação múltiplos, como se eles fossem um sistema único. I. real, Fís: a que é formada diretamente pelos raios refletidos num espelho ou lente
I. virtual, Fís: a que é formada não pelos raios refletidos mas pelo prolongamento destes num espelho ou lente. I. virtual, Inform: imagem completa armazenada em memória, e não apenas a parte que é mostrada. I. visual: concepção mental que corresponde a um objeto visto.

Βικιπαίδεια

Símbolo

O termo símbolo, com origem no grego symbolon (σύμβολον), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto). Charles Sanders Pierce desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que sejam reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.), pode ser também um objeto que substitui, representa, ou sugere algo.

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode, também, estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.

Símbolos gravados há mais de 60 mil anos na casca de ovos de avestruz podem evidenciar o mais antigo sistema de representação simbólica usado por humanos modernos. Os sinais repetitivos e padronizados foram encontrados em Howiesons Poort, na África do Sul, e foram destacados em artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral. Outras disciplinas especificam metodologias de estudo consoante à área, como a semântica, que se ocupa do simbolismo na linguagem, ou seja, das palavras, ou a psicanálise, que, entre outros, se debruça sobre a interpretação do simbolismo nos sonhos.